Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sopa De letras

Vinha á procura de sopa? Aqui há , mas só de letras! Letras atiradas ao acaso saídas de uma Caixinha de Pandora.

Vinha á procura de sopa? Aqui há , mas só de letras! Letras atiradas ao acaso saídas de uma Caixinha de Pandora.

EM DEFESA DO 112

Dia do 112.jpg

 

É fácil tecer críticas aos outros quando não se está do outro lado da linha. Eu nunca trabalhei no 112, mas conheço quem trabalhe e o meu marido recentemente tirou um curso de socorrismo, onde entre outras coisas é explicado como funciona o 112.

Para começar não é um trabalho para qualquer um, devido à sua especificidade, por este e por outros motivos frequentemente têm falta de pessoal, pelo que as pessoas têm de se desdobrar.

 

O Verão é um período complicado em que duplicam o volume das chamadas. Muitas das vezes isso aumenta o tempo de espera.

Ora o serviço do 112 tem de encaminhar as chamadas para os serviços corretos. Antes demais o operador tem de determinar se a chamada se refere a um acidente de viação, à comunicação de um furto roubo assalto, violência doméstica, ou outro tipo de situação que envolva violência. Tem também de determinar se é necessária a presença de um médico e verificar a disponibilidade de viatura médica. Este procedimento não é feito ao acaso. Existe um protocolo rígido de perguntas que têm de seguir e acreditem caso não sigam o protocolo as consequências podem ser muito graves para o operador e para quem ligou. Ora tudo isto infelizmente leva algum tempo precioso. Mas mandar uma ambulância para um local indevidamente ou transferir uma chamada para um serviço indevidamente pode ter consequências muito mais drásticas. Por fim e por incrível que possa parecer há telefonemas falsos!!! Como é possível??? Enfim pessoas inconsequentes que já levaram a situações de serem enviadas ambulâncias em vão para sítios onde afinal ninguém tinha ligado. Parece impossível mas é real, assisti à frustração de alguns profissionais desta área sobre casos destes.

 

Ligou para o 112 numa aflição e demoraram mais de cinco minutos? Pense em todas estas situações e ajude o serviço a ser mais breve:

-Não perca tempo a reclamar (se quiser faça-o mais tarde, mas vai gastar tempo precioso)

- Ouça o nome do operador que fala consigo e fixe-o

- Tenha todos os dados possíveis à mão se possível;

-Tente responder a todas as questões o mais objetivamente possível.

- Se tentar ajudar um desconhecido tente obter informações através deste ou revele logo que não tem forma de as ter.  Dará pelo menos para avaliar idade e sexo.

- Siga rigorosamente as instruções dadas.

- Se não tiver uma morada exata para dar, pois pode estar no meio da rua, dê referências como o nome do local onde se encontra e lojas, cafés ou supermercados existentes por exemplo.

 

Lembre-se o operador é aquele que encaminha o serviço, o atraso das ambulâncias por vezes depende do civismo dos automobilistas e infelizmente, já vi muitos não facilitarem a passagem.

Por fim lembre-se falhas todos nós temos infelizmente. E sim já tive situações em que este serviço foi moroso e demorado demais e me obrigou a agir por outros meios para evitar situações delicadas. Mas também houve situações em que me valeram prontamente. O meu obrigada aos esforços empreendidos por todos ligados ao serviço do 112.

Para melhores esclarecimentos pode também consultar o guia disponibilizado pelo 112 online, para saber como agir em caso de necessidade de contactar com este serviço.

 

 

 

Quem é a cozinheira?

Calendário

Agosto 2018

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Espreitar no caldeirão.

 

Blogs de Portugal

A provar a sopa

Comeram Sopa de Letras

contador de visitantes

Gostos